Em 2019, aparecem no Brasil várias fintech pensando em resolver problemas com relação à vida financeira. E uma dessas empresas é a Mova, que tem em vista proporcionar empréstimos para pessoas físicas.
A empresa é autorizada pelo Banco Central para agir com o “peer-to-peer lending”, que tem como vantagem funcionar sem interferências bancárias. Quem faz a solicitação de empréstimo, paga juros mais baixos e quem fornece o empréstimo do valor tem mais lucratividade.
A categoria peer-to-peer (P2P) teve seu surgimento na Inglaterra, e hoje em dia é muito utilizado nos EUA e Europa. Aqui no Brasil, foi regulamentado pelo Banco Central no ano de 2018, e crescendo cada vez mais entre as empresas que tem esse serviço.
Essa forma de investimento traz um retorno que na maioria das vezes acaba sendo maior que o CDI, a poupança ou Tesouro Direto, por exemplo. No entanto, tem o maior risco, pelo fato de ser um plano de empréstimo para as pessoas sem precisar de interferência das instituições.
A empresa Mova faz parte do grupo Omni, que já tem mais de 25 anos e agora possui jovens que empreendem para levar a fintech adiante.
Para as pessoas jurídicas, eles oferecem várias categorias de financiamentos. E para as pessoas físicas, elas terão modalidades de crédito para pagar cursos de pós-graduação.
MOVA QUER ATRAIR PESSOAS QUE PRECISAM DE CRÉDITO PESSOAL E INVESTIDORES
A empresa busca trazer dois estilos de clientes: aquele que necessita de empréstimo, mas não consegue uma condição boa nos bancos normais, nem nos investidores.
Para quem opta por pegar crédito com a empresa, é a partir de 0,80% a.m e o pagamento do empréstimo pode ser feito em até 60 meses.
Para os investidores, a Mova escolhe pessoas mais jovens, que querem ter uma carteira diversificada e bons rendimentos. Geralmente não possui uma taxa de administração, e eles prometem rendimentos de até 44,30% ao ano.
A princípio, os investimentos para quem pretende fazer empréstimo na Mova são a partir de R$10 mil. Porém, o valor poderá aumentar conforme o modelo de negócio for sendo aprovado no mercado.
A empresa faz a análise e aprovações das operações para proporcionar uma plataforma interessante para quem investe ou é financiado. Os dois podem fazer o acompanhamento de saldos, parcelas e taxas no seu painel visual, sem necessidade de entrar em contato diretamente com a Mova.
COMO FAZER UM FINANCIAMENTO PELA MOVA
Todo o procedimento para pedir crédito na Mova é feito 100% online através do site. Primeiramente, realiza-se um cadastro e de acordo com os dados informados, a empresa é capaz de criar o perfil do cliente e calcular os juros a serem pagos.
Além disso, será necessário colocar o valor que precisará para ver as condições. Se o cliente ficar de acordo, é só realizar a formalização, assinando o contrato online. Depois, é só fazer o pagamento dos boletos mensalmente pela plataforma. Se for preciso adiantar alguma parcela, o cliente conseguirá descontos especiais. Para pagar toda a dívida, o prazo é entre 12 e 60 meses.
O QUE FAZER PARA SE TORNAR UM INVESTIDOR NA MOVA
Para quem tem vontade de deixar a carteira diversificada de financiamentos, e quer ter ainda mais lucros, é preciso concordar com algum tipo de risco, e dessa forma, poderá fazer empréstimos pela Mova.
Você pode escolher quantas cotas de investimento quiser, já que existem diversas disponíveis, conforme o valor que possui para fazer a aplicação. Em seguida, só preencher o cadastro com as informações, até o site reconhecer o perfil de investidor.
O depósito só deve ser feito quando o devedor de crédito solicitar. Com base nisso, mensalmente você receberá repagamentos e poderá acompanhar todo o andamento através da plataforma. É possível também, verificar as cotas que estão à disposição.
EMPRÉSTIMOS PESSOAIS ENTRE PESSOAS FÍSICAS
Os empréstimos no Brasil entre as pessoas físicas continua sendo uma novidade, mas o P2P em outros países é normal. O LendingClub é uma das maiores plataformas dessa área nos EUA, por exemplo. Hoje em dia, eles possuem mais de 2,5 milhões de clientes e já intercedeu mais de 44 bilhões de dólares.
Por enquanto, aqui no Brasil, esse mercado tem muito mais potencial, considerando que somente 59% das pessoas possuem acesso a crédito, conforme o Ipea. Nos países mais desenvolvidos, no entanto, esse número chega a 95%.
Na maioria das vezes, o financiamento é geral, ou seja, quando uma comunidade de pessoas que investem, completa o valor solicitado, sendo assim, formalizando online do procedimento.
Cada investidor da plataforma pode reduzir o risco, fazendo pequenos investimentos em cotas de financiamentos, com o objetivo de montar uma carteira diversificada.
Então, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais.
Acha que vale a pena fazer um empréstimo pela MOVA?
Por hoje ficamos aqui. O que acharam desse tipo de empréstimo?
Até a próxima, pessoal!