FINANCIAMENTO OU LEASING – DESCUBRA TUDO!

O que será que vale mais a pena: Leasing Financeiro ou Financiamento de Carro? Continue lendo e você descobrirá de uma vez por todas!

FINANCIAMENTO OU LEASING DE CARRO VEJA A COMPARAÇÃO ENTRE VANTAGENS E DESVANTAGENS

FINANCIAMENTO OU LEASING
Fonte: Google

Ao olharmos a situação financeira das pessoas em geral, é bem claro que nem todos tem um grande poder de comprar objetos ou bens de alto valor.
Isso se reflete não somente na compra de residências, mas também na compra de automóveis.
Portanto, para contornar essa situação e ajudar as pessoas na realização desses tipos de compras, surgem o Financiamento e o Leasing Financeiro. Mas o que seriam essas nomenclaturas? E o que elas significam? Quais suas Vantagens e Desvantagens?
Você saberá todas as respostas destas perguntas hoje, por isso, fique conosco até o final deste artigo!

O QUE É FINANCIAMENTO?

FINANCIAMENTO OU LEASING
Fonte: Google

Antes de mais nada, para tomarmos uma ação em relação ao nosso dinheiro, devemos saber o que significa cada nomenclatura e como ela funciona na prática.
Isso fará com que você tenha autonomia e conhecimento para descobrir qual é a melhor para você. Vamos iniciar pelo mais comentado e ao mesmo tempo mais polêmico, o famoso Financiamento.
O Financiamento é o ato de solicitar um crédito para uma instituição financeira, e assim completar a aquisição de seu bem.
Sendo assim, você irá se comprometer com alguma instituição financeira ligada ao banco para emprestar um valor x para compra de um determinado bem. Como estamos dando ênfase para o financiamento de veículos, este bem seria um carro.
Após o empréstimo você deverá pagar uma determinada quantidade de parcelas até completar o valor total do empréstimo haverá algumas taxas de juros inclusas no pagamento assim quitando o financiamento.

O QUE É LEASING FINANCEIRO?

FINANCIAMENTO OU LEASING
Fonte: Google

Assim como o financiamento é uma forma de chegar à compra final de um bem, o Leasing Financeiro (ou Locação Financeira) também é, entretanto, ela tem algumas diferenças bastante relevantes.
Primeiramente, a pessoa em questão que efetuará o Leasing fará um contrato com uma instituição financeira para que ela compre o carro (o “bem”) em questão, e deixe o cliente (você) usar o bem pagando um ‘aluguel’ durante um determinado período (tempo definido no contrato).
Assim, após esse período, o cliente deverá indicar se vai efetuar a compra ou devolver o bem para o banco. Vale ressaltar que caso o cliente opte por comprar, o valor será residual e pré-definido no contrato.

VANTAGENS DO FINANCIAMENTO:

Fonte: Google

Para entendermos melhor cada uma das modalidades, vamos entrar nas suas vantagens e desvantagens, iniciando pelo Financiamento. 
As principais vantagens de um financiamento são:
Uso imediato: quem não gosta de já poder sentir seu carro, um bem agora conquistado e seu.
Antecipar parcelas: você recebeu um pouco mais de dinheiro no mês, o suficiente para pagar mais uma parcela e ganhar um desconto nas parcelas e reduzir os juros.
Está no seu Nome: ao realizar o financiamento e comprar seu carro ele sai no seu nome. Isso significa que caso você queira vende-lo, poderá ser usado para amortização e quitação do seu financiamento.
Essas são algumas opiniões gerais, pode ser que as vantagens citadas acima não sejam tão boas para você, sendo melhores para outras pessoas. Analise sua situação e veja qual é o melhor a se fazer!

DESVANTAGENS DO FINANCIAMENTO:

Fonte: Google

Como tudo na vida, há sempre pontos positivos e negativos. Com o financiamento não é diferente.
Assim como falamos as vantagens, apresentaremos as desvantagens de ser realizar um financiamento. São elas:
Taxa de juros Alta: caso não seja feito um planejamento e nem observados os valores com atenção, os juros podem pesar ao realizar o financiamento e tornar a situação do cliente complicada.
Grande risco de perder o bem: caso o cliente sonegue os pagamentos devido à falta de dinheiro, pode ser solicitado que ele devolva o bem adquirido para a quitação da dívida, sendo muito constrangedor, mas ainda tem como ser evitado com o devido planejamento.
Nome sujo: a inadimplência do cliente em relação às suas parcelas, pode acarretar na não quitação da dívida e consequentemente deixar o nome do cliente sujo. O que claramente afeta seus investimentos futuros.
Esses são os exemplos de desvantagens mais comentados e temidos pelas pessoas que já fizeram um financiamento. Possa ser que você não se importe em pagar altos juros, por exemplo.
Falar se algo é uma vantagem ou não cabe apenas a você! Por isso, este conteúdo tem apenas a intenção de lhe apresentar os formatos.

VANTAGENS DO LEASING FINANCEIRO:

Fonte: Google

Juros Menores: O Leasing normalmente apresenta uma taxa de juros menor, diferente de outros formatos de pagamento. Sendo assim, pode ser uma boa opção para quem busca juros baixos.
Escolha sobre o bem: diferente de outros formatos, caso no fim do período de pagamento você decida não continuar com o automóvel, o mesmo será vendido sem preocupação nenhuma com o cliente.
Sem IOF: Acreditamos que quase ninguém tenha vontade de pagar impostos, não é mesmo? Entretanto, ao efetuar o Leasing, o cliente não sofre dos impostos por operação financeira (IOF), o que pode vir a ser uma grande vantagem ao consumidor que deseja se livrar dos impostos.

DESVANTAGENS DO LEASING FINANCEIRO:

Fonte: Google

Sem direito à propriedade: até o fim das parcelas pré-definidas no contrato e o pagamento para aquisição, o veículo não será seu. Sendo assim, você não conseguirá vendê-lo.
Obrigado a pagar seguro: durante o período em que se efetua o Leasing no automóvel, deverá ser pago o seguro contra danos próprios no veículo, o que é diferente em outras modalidades de pagamento.
Contrato com longa duração: ao realizar o Leasing, o prazo mínimo normalmente é de 2 anos, em outros casos dura mais tempo, e essa é uma grande desvantagem, pois você não pode vendê-lo e continua com o contrato por muito tempo.

CONCLUSÃO DE FINANCIAMENTO OU LEASING

Ambas as propostas atingem públicos diferentes, e cabe a você optar pela que seja mais vantajosa para a sua situação. Entretanto, em nossa visão, se você deseja ter o veículo e por alguma eventualidade tiver que se mudar, o financiamento parece uma melhor solução.
Mas se você deseja um contrato mais longo e com menos juros, o Leasing pode ser melhor.
Logo, fica um questionamento para você, leitor: O que você achou das vantagens e desvantagens apresentadas? Tem algo a acrescentar?
Ah, e não esqueça de ver nossos últimos artigos, temos certeza que eles vão te impressionar. Não esqueça de enviar este artigo para um amigo (a) que também não sabe como ambas funcionam. Com toda certeza ele se surpreenderá com as suas vantagens e desvantagens!
Até o próximo post.

Written By