Depois de mais de 18 anos no mercado nacional, a montadora alemã oficializou que não vai mais dar prosseguimento à produção do veículo. Então, corra pois ainda estão disponíveis no site da Volkswagen os últimos exemplares.
Após surgir como um possível substituto do Volkswagen Gol, chegou ao fim a vida do Fox no Brasil. Depois de muitos anos rendendo bons frutos e dando um retorno muito positivo de seus fãs, dará lugar a nova aposta da montadora, o SUV T-Cross.
Em nota oficial a Volkswagen anunciou que o modelo primeiramente fabricado em 2003 foi um dos casos mais bem sucedidos da marca, todo projetado e produzido no Brasil, mas especificamente no Paraná em São José dos Pinhais, teve mais de 1,8 milhões de unidades produzidas.
E o sucesso não ficou só por aqui, além das unidades vendidas no Brasil segundo dados da própria montadora mais de 40% da produção foi exportada para diversos países ao redor do mundo.
A linha de tempo do VW Fox
Quando lançado em 2003, o Volkswagen Fox apresenta motor 1.0 de 72 cv acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, e mesmo com pouco tempo de mercado alcançou 6.000 unidades emplacadas, entrando no top 50 de vendas no Brasil.
Um ano se passou e a alteração mais significativa ficou por conta da atualização no motor de 1.0 para 1.6 de 103 cv com o mesmo sistema de transmissão da versão anterior. Porém em vendas o Volkswagen Fox já foi ganhando seu espaço e alcançou quase que 10x mais o número de vendas da sua versão anterior, com 55 mil unidades, entrando no top 10 dos veículos mais vendidos do país.
Em 2005 uma versão mais robusta denominada Crossfox chegou e conquistou ainda mais o coração das famílias, a versão que trazia um estepe pendurado a traseira, alcançou seu sucesso com um quinto lugar na lista, com quase 100 mil unidades.
Em 2007, mesmo com o surgimento do SpaceFox, o Fox seguiu ganhando campo e se manteve na quinta colocação, superando a marca de pouco mais de 100 mil unidades emplacadas.
A primeira alteração visual
As primeiras mudanças no visual só alavancaram as vendas do Fox, mesmo com uma pequena mudança nos para-choques dianteiros em 2007 e pela alteração nos faróis em 2008, superou por dois anos seguidos novamente a marca de 100 mil unidades.
Foi apenas em 2009 que o Volkswagen Fox teve uma drástica mudança em seu visual, se aproximando mais da sua versão mundial da marca, e ainda com uma mudança no sistema de transmissão, a versão I-Motion eliminava a necessidade do pedal de embreagem e da alavanca de trocas, e um sistema eletro-hidráulico passava a ser o responsável pela mudança das marchas e agora, tudo passava a ser comandado por uma central eletrônica.
A modernização não ficou apenas por conta da transmissão e dos detalhes externos, o painel de instrumentos ganhou uma tela central com display LCD acompanhada de uma dupla marcação redonda de velocidade e rotação.
E também pela primeira vez surgiram as versões com teto-solar. E toda essa atualização foi responsável por manter o Fox na lista dos dez carros mais vendidos do Brasil.
Talvez 2012 tenha sido o principal ano de mudança do Fox, desde melhorias no seu sistema de suspensão agora mais aprimorado, até um melhor consumo devido a pequenas alterações no câmbio e pneus menos resistentes. Chegando agora a seu recorde de mais de 150 mil unidades emplacadas.
Motorização do VW Fox
O Volkswagen Fox ganhou uma motorização diferenciada dos antigos modelos, agora apostando em um motor 3 cilindros MPI, mesmo assim, viu suas vendas caírem e nem mesmo a mudança de estilo da linha salvou o Fox do fim.
As mudanças na motorização e na estética cada vez mais esportiva e moderna, as alterações nos faróis dianteiros e nas lanternas traseiras, a abertura elétrica do porta malas, o controle de tração e estabilidade e até rodas aro 15 e 16, dentre muitos outros opcionais não foram suficientes para dar vida nova ao carismático Fox.
Em 2016 ainda mais esportivo, com motor 1.6 de 120 cv, a versão Fox Pepper conseguiu um 6 lugar no ranking, com quase 80 mil unidades, mas agora já muito modificado e com um outro público alvo.
No mesmo ano houve uma mudança em toda linha do Volkswagen Fox, a montadora deixou de lado o convencional motor 1.0 de 4 cilindros e todas as suas versões adotaram o padrão com 3 cilindros.
VW Fox: Fim de uma era
Foi em 2017 que o VW Fox começou a despencar no número de vendas, caiu para menos da metade do que dos anos anteriores. Com o surgimento do novo Polo, praticamente o Fox ficou no fundo do baú da Volkswagen, além do mais, as alterações elevaram em muito o valor de mercado e quase que equivale a mais nova novidade da própria fabricante.
Desde sua estreia em 2003 o VW Fox esteve presente em praticamente todas as linhas de apresentação da marca. O modelo ainda ficou famoso pela quantidade de edições comemorativas lançadas, todas na versão hatch.
Após um 2020 complicado, 2021 é um ano em que a Volkswagen aposta muito no seu novo SUV, o T-Cross, e vê uma necessidade de adaptação do mercado na qual talvez o VW Fox não se encaixe mais. Mesmo não sendo o real substituto do Volkswagen Gol e nem do Polo, ocupou um belo lugar na história de uma das maiores montadoras do Brasil e do mundo.
Por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado desse artigo. Envie para um amigo e compartilhe em suas redes sociais.
Te vemos no próximo post!