Antes de mais nada, os carros elétricos já não são mais novidade na Europa e na América do Norte. E hoje saberemos neste post o que acontecerá com os carros à combustão nessa guerra que está por vir contra os carros elétricos.
Até 2030, a Ford pretende transformar todos os carros da companhia em elétricos. A Noruega é o país que mais utiliza essa tecnologia, e por lá os EVs equivalem a mais da metade dos carros que circulam pelo país.
A Audi, por exemplo, já informou que a partir de 2026, daqui apenas 5 anos, não lançará nenhum veículo novo a diesel ou gasolina, e depois disso, só vai adicionar carros elétricos ao seu conjunto de veículos. A partir de 2033, não venderão mais nenhuma opção de carros à gasolina ou diesel.
Uma coisa é certa: a eletrificação dos veículos dominará tudo nos próximos anos. Mas e aí, o que acontecerá com os carros movidos à gasolina?
COMO SERÁ ESSA MUDANÇA?
Normalmente, o tempo de uso de um carro hoje em dia é de aproximadamente 12 anos nos Estados Unidos e um pouco mais de 10 anos no Brasil. Ou seja, ainda levará muitos anos para todos os carros serem substituídos por EVs, se começassem hoje.
Mas para onde iriam os outros veículos antigos? A primeira direção seria fazer a reciclagem. E nos Estados Unidos isso já é comum. Eles reciclam em torno de 75% dos carros à combustão e todo o material é reutilizado por empresas que precisam de ferro, vidro e outros materiais. Ou seja, no futuro, não faltarão consumidores para eles.
Geralmente, 85% das peças são usadas para outros fins e entre 10% e 15% de um carro, serve para reciclagem completa.
Um dos pontos positivos na questão de reaproveitar, refere-se às estruturas dos novos veículos que estão aparecendo, incluindo esses movidos à gasolina. Eles possuem formatos que ajudam na reutilização de partes antigas nos novos carros.
RECICLAR TEM SEUS DESAFIOS
Um desafio para enfrentar na hora de fazer a reciclagem, são os elementos específicos que não são possíveis de reciclarem, como por exemplo, bloco do motor, o tanque principal de gasolina, entre outros.
No Brasil, essa transição radical de um carro movido à gasolina, para o carro elétrico irá impor algumas modificações em toda a infraestrutura de abastecimento de energia elétrica em geração, transmissão e distribuição.
CARROS ELÉTRICOS, MUDANÇAS CHEGARÃO DEVAGAR!
A mudança permanente não será de um dia para o outro. Temos muitos carros elétricos nas ruas, mas os veículos movidos à gasolina ainda permanecerão por muito tempo. Um exemplo disso é aqui no Brasil, em que os EVs ainda não são acessíveis para todos e a rede de recarga ainda é insuficiente.
E além disto, nosso país é especializado em energias renováveis, como o etanol, por exemplo, e pode pelo menos instalar a manufatura nacional no mercado de veículos movidos a combustível ou, a longo prazo, no segmento de híbridos.
E isso é uma boa alternativa antes da reciclagem nesse processo da mudança dos veículos: vender segunda mão pelo menos durante o tempo que o mercado de combustíveis for uma das bases da economia do mundo. A manufatura petroleira, por exemplo, produz mais de meio milhão de empregos somente no Brasil.
Outro fator que também é importante lembrar é que a indústria de carros elétricos não é totalmente sustentável e por conta disso, demanda bastante aprimoramento.
Todos os carros elétricos e grande maioria dos carros híbridos precisam e dependem de baterias grandes de íon e lítio que pesam centenas de quilos.
CARROS ELÉTRICOS MAIS POPULARES
Os EVs se tornarão ainda mais populares do que os veículos comuns em 2033, aproximadamente cinco anos antes do que dizem as outras estimativas, e essa estimativa foi cedida através de uma ferramenta de previsão alimentada por inteligência artificial.
Mas, isso vale apenas para Estados Unidos, China e Europa. Além disso, a consultoria também aguarda que as vendas dos carros a combustível caiam para menos de 1% até o ano de 2045.
Durante toda essa transição, a economia e meio ambiente brigam novamente, já que é bem complicado acertar dos dois lados quando o futuro do planeta está em jogo.
Enfim, esse foi o post de hoje aqui no site. Vale para refletirmos em relação a toda essa mudança e de como a tecnologia vem se desenvolvendo conforme os anos passam.
E você, já possui ou já utilizou algum veículo elétrico? E o que acha dessa transição? Você comprará um EV quando estiver mais acessível para a maioria da população ou já tem vontade de experimentar agora?
São diversas questões para ponderar e avaliar antes da transição acontecer completamente. Melhor já ir se acostumando durante esse período.
Gostou deste post? Então envie para um amigo com a mesma dúvida e compartilhe em suas redes sociais!
Esperamos você na próxima postagem. Até lá!