CITROËN – SERIA UMA ESCOLHA INTELIGENTE?

Diante à qualidade, a Citroën sofre algumas críticas perante aos seus consumidores. Afinal, vale a pena ter um Citroën? Veja aqui neste post e tire suas dúvidas.

Citroën é uma marca francesa fundada em 1919 por André Citroën e que tem ganhado o mundo afora com sua linha autêntica. Fundada em Paris e já ganhou inúmeros prêmios internacionais.
Porém diante à qualidade, a marca francesa sofre algumas críticas perante aos seus consumidores. Afinal, vale a pena ter um Citroën?

Citroen C4
Fonte: Google

A linha Citroën C3 tem um design atraente e despojado. Por exemplo, possui um marcante para-brisa panorâmico. Como resultado, dá um ar de modernidade no visual, tem efeito degradê que protege os passageiros do sol. Evita também que a vista se canse com a alta luminosidade.
Inicialmente, alguns pontos devem-se considerados, porque afinal, Citroën é um carro de qualidade e original que tem muito a agregar.

AFINAL, VALE A PENA TER UM CITROËN?

Citroen
Fonte: Google

O carro francês possui atributos interessantes é preciso considerar.
Um deles é o seu motor. O modelo C3 é a marca que prevalece no Brasil desde 2012. Ele possui potência de 1,6 chegando até 118 cv. Isto proporciona resistência até para subidas mais íngremes.
Além disso é espaçoso, possui teto alto favorecendo um ótimo aproveitamento do ambiente interno, além de ser bem confortável.
Embora não seja novidade no mercado, o modelo com câmbio automático de seis marchas tem uma melhor transmissão.
Ainda tem um hatch compacto com as opções de 1.2 litros flex de três cilindros e câmbio natural, e 1.6 litro flex com quatro cilindros disponíveis.
Possui multimídia sensível com Car Play e Mirror link.
O Citroën possui proteções laterais que protege a estrutura do carro contra choques externos do dia a dia. Tem também desenhos exclusivos e molduras plásticas no paralama.
Se considerarmos o conforto, o motor e a distribuição do espaço interno, vale a pena ter um Citroën. Porém a parte tecnológica deixa um pouco a desejar.

QUAIS SÃO OS PONTOS NEGATIVOS?

CITROËN

As principais desvantagens relatadas pelos clientes são as trocas de peças, principalmente por serem mais caras, e os defeitos que se encontram no sistema elétrico.
O carro não é recomendado para trajetos mais pesados como trajetos em meios rurais. Entretanto, para rotas urbanas e viagens em estradas e rodovias, é uma ótima opção de conforto e qualidade.
Ainda mais, o carro ter uma excelente dirigibilidade.

PONTOS A SE CONSIDERAR PARA COMPRAR UM CITROËN

Interior CITROËN
Fonte: Google

Apesar dos prós e contras, é preciso analisar para que finalidade será comprado o carro.
O Citroën é sensível para as estradas brasileiras, porém é uma boa opção em termos do dia a dia por ser econômico e confortável.
O diferencial são os cuidados para uma boa durabilidade do carro.
Outros segmentos vem ganhando destaque, como Citroen C4 Cactus, lançado em 2020. Disposto a quebrar paradigmas, o modelo conta com os mais autênticos equipamentos de segurança e direção da categoria.
Além disso, possui um ótimo acabamento e ventilação interna, incluindo detalhes que proporcionam um aspecto visual bastante atraente.
E em termos de equipamentos: possui direção eletro-hidráulica, fechamento automático, airbags, farol de neblina e tração dianteira. Não possui tração 4×4, o que enfatiza a sua utilização em trajetos urbanos.
Outro fator a se considerar é a questão do consumo e transmissão. Possui um bom aproveitamento da bateria no sistema elétrico.
Do compacto ao premium, são inúmeras opções que devem ser adequar às suas necessidades.

VALE A PENA COMPRAR UM CITROËN USADO?

CITROËN
Fonte: Google

Embora ainda rodeado de preconceitos pelos brasileiros, é interessante adquirir um seminovo da linha.
O design do Citroën é bastante futurista o que proporciona elegância e sofisticação.
Outro ponto interessante é a questão da segurança: ele conta com freios ABS. O modelo Citroën C4 VTR possui avaliação nota 5 estrelas na LATIN NCAP, o que evidencia qualidade. Além disto, tem alarme antifurto perimétrico e 6 airbags.
Para se ter uma idéia, modelos nacionais como Chevrolet Onix 2006 receberam nota 2, mostrando assim que a Citroën está vários pontos à frente.
Adicionalmente, o Citroën possui um motor robusto e oferece um ótimo custo-benefício por ter um custo mais em conta. Vale a pena fazer negócio.
Portanto, no mercado de usados a Citroën possui um preço bastante honesto pois é um carro diferente, exclusivo e com pegada esportiva no Brasil.
Por exemplo, o valor do Citroën C3 está, em média, a R$13.000,00 no mercado. O custo benefício se torna bastante interessante.

CURIOSIDADE: CITROËN “INCAPOTÁVEL”

Fonte: Google

A história é antiga. Quem tem um modelo provavelmente já ouviu falar sobre a fama do Citroën. Havia promoções na época em que a empresa afirmava: “Quem capotar o nosso Citroën ganha outro da fábrica“.
Entretanto, tudo não passa de marketing. A princípio, a história começou na década de 40, quando o carro recebeu pneus radiais. Claro que ninguém iria capotar o seu carro para fazer o teste. Mas a fama pegou.
A verdade é que ele é estável, mas não está livre de capotamentos. Porém a história não deixa de ser bastante interessante.

UM CARRO AUTÊNTICO, MAS RODEADO DE PARADIGMAS

Fonte: Google

Quem tem ou pesquisa sobre o carro é normal ser abordado com os dois termos discutidos. O carro causa bastante dor de cabeça e contudo possui excelente custo benefício .
Qual a opção tomar? A resposta seria: O Citroën é de excelência como as demais marcas como Chevrolet e Fiat. A marca está em um árduo trabalho para provar que têm eficácia e qualidade para o consumidor.
Todos os carros tem pontos positivos e negativos. Por exemplo, o Chevrolet Onix 2006, embora um carro com bastante vendas, tem pontos negativos na segurança. Entretanto, é um fator em que o Citroën sai em bastante vantagem, como dito anteriormente neste artigo.
Em questões como segurança, motor de qualidade e conforto, a linha C3 e C4 VTR possui ótimo desempenho e merece ser analisada mais criteriosamente na hora da compra.
Pois afinal, cada modelo se adapta melhor para uma situação. Não se recomenda a linha para trajetos mais brutos e rurais. Contudo, se ajusta bem nas atividades do dia-a-dia.
Nos vemos nos próximos artigos.

Written By