KIA – ACORDAR PARA O MUNDO!

Com o conteúdo que você lerá a seguir, você sairá deste artigo com toda a base sobre a empresa KIA

Estima-se hoje que o grupo ao qual a Kia pertence, está em segundo lugar no ranking sul coreano, ficando atrás apenas da Samsung. Considerada a décima maior economia do mundo, em 2020, de acordo com os dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Coréia do Sul é o país de origem da marca que vamos conversar aqui neste artigo: a Kia.

ACORDANDO PARA O MUNDO

KIA
Fonte: Google

Com um começo bem diferente do que se conhece mundialmente hoje, ao menos, nas suas entrelinhas, a marca já vislumbrava seu próprio crescimento.
O nome Kia tem por significado justamente “acordar para o mundo”. Sendo “Ki” uma expressão para acordar e/ou sair e “A” de Ásia, ou seja, “acordar da Ásia para o mundo”. Ásia, continente onde estão as “Coreias”.
Hoje a Kia, considerada uma das maiores marcas do ramo em todo o mundo, é pertencente ao grupo Hyundai, contudo seu começo foi bem singelo.

“O COMEÇO COM BICICLETAS”

KIA
Fonte: Google

Em 1944 a Kia começou como uma montadora de peças para bicicleta e apenas na década de 70 passou a fabricar veículos automotivos.
A Kia elaborou o primeiro carro de passageiros em 1974, ou seja, 30 anos após a sua fundação. Assim, o primeiro carro levava o nome de Brisa.
A Kia seguiu seu caminho e recebeu investimentos das japonesas Mazda e C. Itoh e da norte americana Ford, para desenvolver pesquisas e tecnologias.

“DA FALÊNCIA A GRANDES CARROS”

KIA
Fonte: Google

Mesmo assim, em 1997 e 1998, a marca beirou à falência, quando a Hyundai comprou a empresa passando a ser Hyundai Kia Automotive Group.
Então, de uma fabricante de peças de bicicletas e quase falência, a empresa passou a importar veículos para várias partes do mundo chegando ao Brasil em meados dos mesmos anos 90.
Apesar de escassa no estilo crossovers e SUV, um dos modelos Kia mais vendidos no Brasil é o Sportage que está caminhando para a quinta geração entre 2021 e 2022.
Contudo, será um lançamento que promete agitar o mercado mundial automotivo com seu design futurista.

O SPORTAGE

Fonte: Google

Se tudo correr dentro do previsto, entre meados de abril de 2021 a Kia apresentará ao mundo o novo Sportage 2022.
A tendência é que, após apresentado, disponibizem o veículo ao mercado internacional entre o segundo trimestre do ano e o segundo semestre.
Imagina-se que no Brasil o novo Sportage chegará entre o final de 2021 e 2022, substituindo assim a linha da quarta geração do veículo.

O SPORTAGE 2022

Fonte: Google

Internamente o veículo recebeu o nome de “NQ5”, o estilo futurista do veículo tido como uma promessa e ao mesmo tempo uma incógnita.
Contudo há especulações de que a marca optará por um estilo mais esportivo, mas mantendo as medidas de cumprimento já conhecidas para o modelo, em torno de 4,50 metros.
Há expectativas ainda para os novos faróis dianteiros em formato de raios, bem como, na parte traseira ligada em LED, as lanternas ganharão novas configurações.
Espera-se que o veículo tenha motores a gasolina e diesel, versões hibridas, e ainda versão totalmente elétrica, como é uma das promessas da marca para o seu futuro.

OS ÔNUS E OS BÔNUS

Fonte: Google

Apesar das expectativas e ansiedades geradas, como todo o produto, seja ele qual for, sempre há um ônus, ou seja, um peso, uma carga, além do bônus que sempre está ligado à vantagem.
Pensando nos Sportages conhecidos até a quarta geração, um dos bônus é o seu espaço interno. O carro tem em torno de 1,85 metros de largura x 1,65 de altura x 2,67 metros entre eixo.
E ainda porta malas com capacidade para mais ou menos 500 litros.
E o ônus é que estes veículos costumam consumir muito combustível, o que faz o custo para mantê-los ser elevado.
Estima-se que o modelo “265”, da linha da quarta geração, faz apenas 06 quilômetros por litro quando está na cidade e 7,5 quando está na estrada
Agora, talvez, você esteja pensando que o novo Sportage da Kia ainda será anunciado e demorará pra chegar ao Brasil, não é mesmo?
Mas fique sabendo que a Kia prepara outra novidade para lançamento no primeiro semestre de 2021: o Kia Seltos.

KIA SELTOS 2021

Fonte: Google

Esse veículo, SUV compacto da marca, será lançamento para fazer concorrência direta ao Jeep Renegade, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e até ao Hyundai Creta.
Apesar da Hunday e a Kia pertencerem a um só aglomerado e compartilharem muito de suas plataformas, uma faz concorrência com a outra no mercado, de forma independente.
O veículo tem na dianteira um desenho moderno, mas ao mesmo tempo considerado no estilo agressivo. Deve carregar a marca do sucesso de vendas da Kia no detalhe do espaço interno.
As versões mais caras do veículo terão faróis de Full LED. O veículo custará mais de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) no Brasil.
As versões mais simples do veículo terão “roda 16”, passando pela intermediária “roda 17” até chegar a “roda 18”.

KIA SELTOS X SEUS CONCORRENTES

Fonte: Google

Dentre muitos pontos tecnológicos que podem ser destacados desse lançamento temos, por exemplo, dependendo da versão, um sistema multimídia de última geração, tela de 10,25 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, comando de voz.
Destaca-se ainda o conforto para quem quer espaço. A cabine deve medir 14 cm a mais do que a do Jeep Renegade – 4,37 metros.
A medida entre eixos será de 2,63 metros frente a 2,59 metros do Hyundai Creta. E o porta malas de 435 litros frente aos 432 litros do Nissan Kicks.
Resta saber qual versão será inaugurada no Brasil, tendo em vista que em outros países, como por exemplo, os Estados Unidos, esse veículo é vendido desde 2020 com 05 versões diferentes que passam do mais simples aos mais luxuosos.

A KIA ACORDOU E ALCANÇOU O MUNDO

Fonte: Google

O presidente da Kia no Brasil, José Luís Gandini, disse ao Prêmio UOL Carros no final de 2020: “A nossa ideia, a partir deste novo ano, é investir em veículos híbridos e elétricos, porque é a única maneira que temos de mostrar a nossa tecnologia para nossos clientes.
O primeiro deles será o Niro, um SUV que foi desenvolvido com tecnologia hibrida”. Prometido para 2019, chegará ao Brasil, nos primeiros meses de 2021, o novo Kia Niro que promete consumo médio excelente de até 21 litros por quilômetro.
Este veículo, na marca, está posicionado abaixo do Sportage, mas promete fazer frente, no forte concorrente mercado, a outros híbridos, como Toyota Corolla Cross e Ford Escape.
Fique atento!
Gostou das informações e novidades da Kia? Aqui você fica sabendo tudo sobre o mundo automobilístico.

Written By