O financiamento pode ser feito através do CDC (Crédito Direto ao Consumidor). No entanto, você precisará entrar em contato direto com o banco escolhido, informando-se com um gerente sobre como será todo o processo.
QUAIS OS TIPOS DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS?
Os financiamentos de veículos podem se realizar em três modalidades:
CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR (CDC)
Aqui o consumidor faz um empréstimo em um banco para comprar o veículo escolhido. Ele fica de posse do comprador, mas não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que sejam pagas todas as prestações.
A pessoa pode fazer o contato de maneira direta com o banco, sem intermediação da concessionária.
Ou seja, você negociará as taxas de juros a serem pagas. Assim, elas são fixadas no início do contrato, sem sofrer alterações durante o pagamento das prestações.
LEASING
Aqui o banco aluga o veículo para você, ou seja, você pagará pelo aluguel do carro, que ficará no nome da empresa de leasing até o término do contrato.
Nesse caso o contato com o banco pode ser sem intermediação da concessionária. Assim, possibilita uma negociação direta em relação às taxas de juros, fixadas no início do contrato e não sofrem alterações ao longo do pagamento.
CONSÓRCIO
Aqui você faz parte de um grupo formado por outros compradores, organizado por uma administradora de consórcio, com isso, você pagará as prestações, mas só receberá o veículo quando for sorteado. O sorteio é feito uma vez por mês.
Há também a possibilidade de você oferecer um lance (um adiantamento de parcelas a vencer), assim, quem der o maior valor vencerá o lance. Ainda, as prestações sofrem alterações ao longo do pagamento de acordo com a variação do preço do automóvel que em aquisição.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PODER FINANCIAR
– RG (carteira de Identidade), original e cópia;
– CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;
– Comprovante de estado civil, original e cópia;
– Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários), original e cópia.
MAS AFINAL, COMO FAZ PARA SIMULAR UM FINANCIAMENTO?
Você precisará escolher uma instituição financeira, ou seja, um banco.
Existe o melhor banco? Será o que te oferecer as melhores taxas de juros, sem impor tantas exigências. Além disso, para conseguir o financiamento, você terá duas opções: os bancos das montadoras ou os demais disponíveis no mercado.
O Banco Central disponibiliza uma tabela informando as taxas de juros de cada instituição financeira, sendo assim atualizada semanalmente. As taxas podem variar mais de 2% a.m.
Então, antes de escolher uma instituição financeira, faça uma boa pesquisa. Não são apenas as taxas de juros que devem ser consideradas, mas também as facilidades oferecidas e as exigências feitas por cada banco.
BANCOS DE MONTADORAS
São as operadoras de crédito da própria montadora, como Banco Toyota e Banco Mercedes-Benz, por exemplo. A própria fabricante será responsável pelo financiamento, pois eles possuem menores taxas de juros, mas mais exigências.
Na concessionária a prioridade é dada ao banco da própria montadora. Porém, se você tiver restrições ou alguma dificuldade financeira, a concessionária te encaminhará para algum banco de varejo.
Ou seja, tem bom histórico de crédito? Então você terá prioridade para aceitar o financiamento pelo banco da montadora. Não atender às exigências? Terá de arcar com taxas de juros mais altas, oferecidas pelo banco de varejo.
BANCOS DE VAREJO
Se quer financiar o seu carro por meio de algum banco de varejo, como Santander, Bradesco e Itaú, estará sujeito a maiores taxas de juros, porém, menos burocracia.
Os bancos de varejo têm o costume de serem mais acessíveis no momento de avaliar a proposta de financiamento. Eles não têm o costume de pedir um valor de entrada muito alto.
Possui um histórico de devedor ou tem costume de atrasar as parcelas? O banco de vareja será a melhor opção para você.
PARA FINANCIAR, TER CONTA CORRENTE PODE FACILITAR?
O Banco onde tem sua conta corrente poderá ser a melhor escolha. Se você tiver um relacionamento bom com o banco, como uma conta salário, por exemplo, será possível conseguir taxas até melhores que nos bancos das montadoras. Mas claro, avalie o custo da operação para financiar.
COMO FAZER A ESCOLHA CERTA NA HORA DE FINANCIAR?
Antes de tudo, faça uma autoanálise do seu perfil de consumidor:
– Tem um bom histórico de crédito?
– Costuma atrasar parcelas?
– Tem restrições em seu nome?
– Tem comprovantes de rendimentos mensais?
Ao responder a estas perguntas você saberá se consegue atender às exigências dos bancos de montadoras.
A segunda parte é pesquisar o melhor banco disponível, ou seja, qual é o que oferece as melhores taxas de juros? Lembrando que o Banco Central disponibiliza essa informação no site oficial.
Terceira e última parte: calcule o valor total do financiamento. É preciso saber quanto pagar no fim de todo o processo, não é mesmo?
Bom, por hoje ficamos por aqui!
Esperamos fortemente que este conteúdo tenha te ajudado.
Temos vários outros conteúdos sobre financiamento, não se esqueça de conferir.