A marca alemã foi uma das primeiras marcas a disponibilizar esse produto no mercado nacional, quando lançou então, o modelo i3 no ano de 2014. Continue conosco e saiba mais!
Em 2022, a montadora planeja expandir as opções no nosso país com a dupla iX e i4. Por isso, os valores desses modelos ainda não foram divulgados.
BMW SMART NO BRASIL
Com o objetivo de aumentar as opções de veículos elétricos no Brasil, a BMW, fabricante da Alemanha, pretende trazer, por enquanto, dois de seus modelos dessa categoria para o mercado nacional. O iX está previsto para chegar em novembro, enquanto o i4 só chega no ano de 2022.
O iX é um carro de grande porte, com o tamanho tradicional X5, divulgado mundialmente em 2020. Já o i4, por exemplo, é um sedan de categoria elétrica com design esportivo, apresentado neste ano. Esses dois modelos são da linha elétrica junto com o iX3 e i3 da montadora.
MODELO I4: FEITO PARA DISPUTAR COM TESLA
O modelo i4 chega ao mercado nacional em duas opções: a esportiva M50 e a eDrive40. O design é mais robusto que o do parceiro à combustão, o Série 3. A grade artificial na parte da frente permanece o novo modelo de materiais verticais colocada pelo Série 4.
Entretanto, não se engane com o design esportivo: esse modelo consegue trazer mais praticidade que um carro tradicional. O bagageiro abre com o vigia traseiro e da entrada a um compartimento com aproximadamente 470 litros. Mas, com os bancos traseiros rebatidos o volume fica em torno de 1.290 litros.
Além disso, oferece praticidade, a parte interna do modelo conta com tecnologias avançadas da montadora. O painel possui um monitor curvo que engloba o painel de ferramentas com monitor de 12,5”, enquanto o painel da central multimídia tem cerca de 15 polegadas.
O i4 também possui um assistente digital da fabricante. Ou seja, o condutor pode planejar as rotas do navegador, regular o ar condicionado, gerenciar a plataforma de som, entre outras funções por meio de controles de voz. Além disso, essa ferramenta também é programada para responder dúvidas sobre o automóvel.
DESEMPENHO DO BMW SMART
A versão eDrive40 do i4 conta com uma motorização elétrica, colocada no eixo da parte traseira. Sendo assim, ele consegue produzir cerca de 545 cv de potência, levando o veículo entre zero a 100 km/h em aproximadamente 5,5 segundos.
Enquanto isso, no M50, versão esportiva do i4, há duas motorizações elétricas, para cada um dos eixos, apresentando uma potência de aproximadamente 545 cv e 80 kgfm de torque. A velocidade de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundo disputa com o M4 Competition.
Por conta da motorização, a versão M50 possui 510 quilômetros de autonomia.
A performance é semelhante a de um M4, mas não tem o ronco da motorização seis cilindros. Entretanto, não é por causa disso que o i4 é um veículo tranquilo. O carro possui o Iconic Sounds Electric.
Essa ferramenta simula áudios para dar um retorno da direção para o condutor. A criação desses materiais é do autor Hans Zimmer, que já venceu um Oscar no ano de 1994 pelo destaque de trilha sonora otimizada.
A recarga total demora cerca de 8,5 horas, com o Wallbox de 400v. Mas, um processo rápido de carga de 10 a 80% acontece dentro de 30 minutos. Caso o condutor esteja apressado, há a possibilidade de adicionar 164 km em um carregamento de dez minutos.
MODELO BMW SMART IX: DESENVOLVIDO PARA SER TOTALMENTE ELÉTRICO
Atualmente, o modelo iX é o líder da geração de elétricos da montadora alemã. Esse carro tem uma aparência de automóvel conceito e, sendo assim, é um exemplo de como a BMW está desenvolvendo o seu plano elétrico para o futuro.
O design da carroceria é semelhante ao de um veículo conceito, entretanto, esse SUV robusto tem um baixo coeficiente aerodinâmico de 0,25.
O design de conceito também é adotado na parte interna. O painel possui um desenho minimalista, que conta apenas com monitor curvo e a saída de ventilação. Controles adicionais estão em um ponto central com design flutuante.
Os tetos panorâmicos presentes nos modelos são os maiores já colocados pela marca da Alemanha, assim, deixando o espaço mais arejado.
O modelo oferece duas plataformas de som. Uma das opções é uma plataforma da Bowers & Wilkins, contando com mais de 25 alto-falantes e competência para som 4D.
A outra alternativa, um pouco mais simples, oferece uma ferramenta com mais de 15 alto-falantes, sendo oito colocados nos suportes de cabeça e abaixo dos assentos traseiros há dois subwoofers.
VEÍCULO RECICLADO
A marca alemã fez do modelo iX um veículo ecológico desde a sua fabricação. A indústria onde o automóvel é desenvolvido usa energias renováveis em muitas de suas produções, como solar, eólica e hidrelétrica. Cerca de 60 kg dos materiais usados no carro são reciclados.
Os assentos são revestidos em couro de castanheira, fruído com folhas de oliveira de forma natural, além disso, os tapetes do interior são confeccionados pela Econyl. Na parte interna também se usam detalhes em madeira originadas de cultivos com certificação do FSC.
Os materiais utilizados no modelo iX são de origens seguras, o que acaba em emissões de gás carbônico, 17% menor no procedimento de produção. De acordo com uma certificação da companhia TUV Rheinland.
OUTROS DETALHES SOBRE O BMW SMART
O modelo iX chega apresentando duas opções: a xDrive50 e a xDrive40. Ambas possuem duas motorizações elétricas, para cada um dos eixos. A diferença entre as duas se encontra na potência e na carga das baterias.
O xDrive50 é um modelo mais potente e os motores conseguem produzir 78 kgfm de torque e 523 cv de potência. Enquanto o xDrive40 possui mais de 315 cv de potência e 60 kgfm de torque.
As baterias do modelo xDrive50 possuem uma maior carga, totalizando 111,5 kWh. Já a versão xDrive40 possui uma capacidade de 76,6 kWh.
Por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado desse artigo. Envie para um amigo que tenha curiosidade em uma BMW e compartilhe em suas redes sociais.
Te vemos no próximo post!