Antes de tudo, a Citröen é uma marca de veículos francesa centenária, pertencente ao Grupo PSA (Peugeot – Citröen), que em 2019 promoveu uma fusão considerada bilionária com o grupo FCA (Fiat Chrysler). Mesmo sendo uma marca longeva, está mirando em uma nova geração, cujo gosto para muitos ainda é uma incógnita.
Assim, pensando na “geração tiktok” (em menção ao aplicativo tão usado por adolescentes) a Citröen lançou em 2020 o Ami.
Sob este ponto de vista, a marca criou um carro pequeno, para duas pessoas, com motor elétrico, que adolescentes podem dirigir, ao menos onde a legislação permite, como é o caso da França.
O Ami atinge no máximo 45 quilômetros por hora, movido por um motor elétrico de 06 quilowatts, carroceria de plástico e interior simples.
E para alcançar essa geração, o veículo tem sido vendido junto com celulares e vídeo games em lojas do ramo.
Se a moda pegar, as bicicletas e os patinetes darão lugar para esses pequenos veículos.
GERAÇÃO SURPRESA CITRÖEN
Entretanto, se você pensou que as novidades param por aí, está enganado. Depois que atender num primeiro momento a geração dos adolescentes, o G1 divulgou, com exclusividade que atenderão os mais velhos também.
Portanto, o que se sabe até o momento é que será um lançamento para o segundo semestre de 2021. Nesse meio tempo, para os mais velhos que gostam de surpresa, fica uma dica: será um concorrente para fazer frente ao Renault Kwid e Fiat Mobi.
Então, aguardem mais surpresas.
GERAÇÃO REALIDADE CITRÖEN
Mas se você faz parte da geração realidade e não gosta de aguardar, fique ligado no que já é fato quando se fala na Citröen.
Dentre os últimos lançamentos Citröen, destaca-se o C4 Cactus 2021, concorrente da Chevrolet Tracker, VW T-Cross.
GERAÇÃO PREMIADA
O C4 Cactus, da categoria SUV compacto, idealizado e desenvolvido no Brasil, ficou em 1º lugar nessa categoria, de acordo com a pesquisa “Os Eleitos 2020” da Revista 04 Rodas, e destacou-se pelo seu estilo moderno e inovador.
Os consumidores destacaram como preciosidades do veículo o espaço do porta-malas, capacidade de arranque, espaço interno, bem como preço da compra.
Para se ter uma idéia, estima-se que desembolsando o valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) é possível adquirir um C4 Cactus.
GERAÇÃO ACIRRADA
Já que quanto mais concorrência mais ganha o consumidor, o C4 Cactus disputa com outros modelos também. Em suma, veículos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyndai Creta estão na disputa da preferência do consumidor.
Em comparação com os seus concorrentes, o C4 Cactus é menor, ou seja, mais compacto. Por exemplo, o C4 Cactus tem 4,17 metros de cumprimento, ante 4,29 do HR-V, 4,27 do Creta e 4,24 de Renegade.
Por outro lado, entre os eixos ele tem 2,60 metros, que é o mesmo tamanho de veículos da Honda, Nissan e Hyundai.
Já o porta-malas, por exemplo, é destaque dos consumidores, tem capacidade de 320 litros.
GERAÇÃO CITRÖEN TECNOLÓGICA
O Cactus é um dos veículos nacionais que conta com a tecnologia de sistema de frenagem de emergências.
No território nacional poucos veículos possuem essa tecnologia. Outro conhecido por aqui com a mesma inovação é o Nissan Kicks.
O veículo possui ainda alerta de faixa e colisão, entretanto, é bom saber que ele não conta com a correção de rota/mudança de faixa, como alguns veículos elétricos Nissan.
Além do mais, o veículo destaca-se por suas rodas 17 com acabamento brilhante e com os seus pneus de uso misto, assim garantindo maior aderência em superfícies.
E claro, como marca registrada dos modelos do tipo, suas barras no teto.
GERAÇÃO ESPECIAL
Para o modelo, foi pensado também uma versão “C4 Cactus C-Séries”, nas versões Feel e Live, por exemplo. Esta versão, que se limita a 300 unidades, tem detalhes exclusivos para quem gosta de estilo.
Assim, a série possui uma cor mais arrojada, com a capa do retrovisor em tom vermelho, além das molduras dos faróis de neblina e air bumps das portas dianteiras.
GERAÇÃO FUTURA: C4 – SUV COUPÉ
Apesar de ser um veículo consideravelmente novo, o C4 Cactus deve sair de linha.
Portanto, a marca europeia tem preparado um novo C4 – SUV Coupé, um misto de SUV com hatchback para ocupar o seu lugar.
Dessa forma, no Brasil estima-se que o modelo atual terá sobrevida até meados de 2024.
GERAÇÃO ATUALIZADA
E para 2021, aguarda-se no primeiro semestre o lançamento da Nova Geração C3.
A Nova Geração C3, por exemplo, pretende seguir a linha dos estilos hatch, sedã e crossover. O crossover já é fabricado na empresa da marca na Índia.
Essa terceira geração do C3 será fabricada na empresa no Rio de Janeiro, porém será mais simples do que os modelos similares europeus.
Por ser mais simples, a tendência é de que custará menos para o bolso do consumidor. Contudo, o motor 1.6 / 16 V será mantido.
À semelhança dos modelos europeus, os carros terão faróis duplos, luzes diurnas em LED e faróis normais.
Com esses novos lançamentos, a Citröen pretende fazer frente, por exemplo, ao trio Ônix – Ônix, Ônix Plus e Tracker.
PRÓXIMA GERAÇÃO
E no que diz respeito às tendências de lançamento até 2022, ou até mesmo novembro de 2021, fruto de um projeto chamado CC21, está o C3 Sporty.
Este será um SUV compacto da Citröen que já está em desenvolvimento na fábrica da marca na Índia e que inclusive já o flagraram por lá.
Esse veículo será o segundo da marca francesa na Índia, atrás do C5 Aircross que tem o lançamento previsto por lá em março deste ano.
O Brasil também produzirá o C3 Sporty na fábrica da empresa no RJ. A Cintröen garante que esse modelo não terá uma opção a diesel.
GERAÇÃO CONFIÁVEL
A Citröen, especialmente para veículos novos, oferece garantia de uso, em alguns veículos este tempo pode chegar a 3 anos.
Mesmo assim, se você quer adquirir um seminovo, especialmente, é sempre adequado que um mecânico de sua confiança lhe acompanhe para breve avaliação.
GERAÇÃO DE OLHO NOS CUSTOS – TOP 10
Sobre o Citröen, na última década, pesquisas mostravam que a marca configurava-se no “TOP 10” das que mais apresentavam problemas aos mecânicos.
Esses problemas muitas vezes se dão pela muita tecnologia aplicada nos veículos que, em suas vantagens modernas, como as demais, trazem dificuldades quando apresenta erros.
Esses erros estão geralmente ligados ao sistema de computação e programação que, quando descoberto, é passível de manutenção.
Acredita-se que o maior problema que os carros da marca francesa podem apresentar é na linha tecnológica, porém reconhece-se a melhora constante de modelo a modelo.
Depois de todas as novidades, veja um resumo da história da geração centenária Citröen.
SUCESSO X FALÊNCIA
O fundador da marca chamava-se André Citröen Ele lançou a Citröen oficialmente em 1919, com um veículo conhecido como “Tipo A”.
O André Citröen permaneceu sob o comando da empresa europeia até meados de 1934 quando lançou o último sucesso da sua gestão, o veículo Traction Avant.
Buscando ser inovador e investindo em novas tecnologias para as suas fábricas, o fundador endividou-se ao ponto de sua empresa ter tido decreto de falência.
Assim, em 1934, a família Michelin comprou a empresa, que até então era fornecedora de pneus para a Citröen.
A CITRÖEN NO BRASIL
A marca europeia instalou-se no Brasil em 2001, quando no dia 01 de fevereiro teve sua fábrica inaugurada na cidade de Porto Real no Rio de Janeiro.
A fábrica, localizada em Porto Real, constroi desde o inicio, os conhecidos veículos Peugeot.
Antes dessa data os veículos Citröen já transitavam pelo Brasil, contudo eram importados e não fabricados em território nacional.
Gostou das informações e curiosidades sobre a Citröen? Aqui você fica sabendo tudo sobre o mundo automobilístico.