Ao longo deste conteúdo, você descobrirá tudo sobre DPVAT, como ele funciona, quem pode ter acesso e como solicitar. Você realmente tirará todas as suas dúvidas sobre o ele!
Mas antes de iniciarmos este conteúdo, não se esqueça de compartilhar este artigo com um amigo(a) que ainda não conhece e/ou não sabe como o DPVAT funciona, este conteúdo será muito esclarecedor.
Sendo assim, vamos ao conteúdo!
O QUE É O SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT?
Para começarmos, é de suma importância que você entenda com clareza do que isso se trata.
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre(DPVAT) é um seguro brasileiro que protege as vítimas de acidentes de trânsito.
Esse seguro protege do pedestre até o motorista. Se você tem um carro, é bem provável que você já tenha ficado curioso em relação ao DPVAT ou pelo menos tenha ouvido falar.
Isso porque este seguro é pago junto ao IPVA e isso ocorre anualmente.
Como seu próprio nome já deixa explícito, o DPVAT é um seguro feito para proteger o passageiro, motorista e o pedestre, no caso de acidentes de trânsito.
Contudo, caso você tenha sofrido um acidente de trânsito e esteja sem saber se o seu caso se enquadra ou não nesse seguro, fique tranquilo, agora abordaremos os casos na qual o seguro DPVAT cobre:
COMO FUNCIONA O DPVAT?
Desse modo, agora que você já entendeu que é o Seguro DPVAT é um seguro feito para proteger pedestres, passageiros e motoristas no trânsito, é importante que você entenda os tipos de cobertura que este seguro possui, não é mesmo?
De modo muito simples, o seguro tem três tipos de cobertura:
– Óbito;
– Invalidez permanente total ou parcial;
– Despesas Médicas.
Desse modo, agora entenderemos o que cada cobertura representa:
– No primeiro caso que listamos, o de Óbito, o seguro paga uma indenização aos herdeiros da vítima.
– Seguindo agora para o segundo caso, o de Invalidez Permanente Total ou Parcial, o seguro paga uma indenização para as vítimas.
– E como terceira e última cobertura que destacamos, o seguro paga um reembolso referente as despesas médicas e/ou hospitalares que a vítima teve.
Um ponto importante a ser mencionado em relação ao Seguro DPVAT é que as indenizações vão até um valor X e duram por um determinado período.
Sendo assim, preferimos não destacar esses valores exatos porque isso pode estar diferente de acordo com a época que você estiver lendo este conteúdo.
Para ter mais detalhes sobre a cobertura, valores e mais informações relacionadas ao DPVAT, recomendamos que você entre no site do governo.
Contudo, agora entraremos nas dúvidas que mais surgem quando falamos em seguro DPVAT, Segue aqui uma delas: “quem tem direito?”
Se você sofreu um acidente de trânsito e não sabe se você tem direito a solicitar este seguro, fique ligado no próximo tópico, ele é muito importante.
QUEM É ASSEGURADO PELO DPVAT?
Assim como já tínhamos destacado anteriormente, o Seguro DPVAT é um seguro feito para proteger pedestres, passageiros e motoristas.
Sendo assim, qualquer pessoa, passageiro, motorista ou pedestre que tenha sofrido um acidente de trânsito e com lesões pode recorrer ao seguro.
Contudo, agora que você já viu os cenários em que você pode recorrer, achamos válido ressaltar alguns casos onde o seguro não cobre.
O QUE A APÓLICE NÃO COBRE?
Se você já está preocupado em saber como pedir o seguro, calma!
Até o final deste conteúdo explicaremos como você pode pedir o Seguro DPVAT, entretanto, antes precisamos ressaltar uma última coisa: o que será que ele não cobre?
Contudo, se essa for a sua dúvida, conheça agora os casos na qual o seguro não cobrirá:
– Multas e fianças dadas ao motorista;
– Acidentes sem vítimas;
– Danos pessoais não causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga;
– Acidentes acontecidos fora do Brasil;
– Acidentes com veículos estrangeiros em circulação pelo Brasil.
Desse modo, se você se enquadra em um dos casos na qual o Seguro DPVAT cobre, confira agora como você pode Pedir o seguro:
COMO OBTER O SEGURO?
Por incrível que pareça, pedir o seguro não é complicado, ao contrário. Para que você consiga solicitar o seguro, é preciso que você entre no site da Seguradora Líder.
Com isso, você consegue ver os pontos de atendimento que são autorizados, e assim você pode ir até um desses pontos para saber mais.
Mas e aí, você já conhecia o Seguro DPVAT? Ficou com alguma dúvida?
Gostou do nosso artigo? Então envie para um amigo que não conhece este seguro e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Também não se esqueça de ver nossos últimos artigos!