Entre as linhas de credito mais procuradas pelas pessoas que precisam de um dinheiro extra de forma ágil, está o empréstimo do Itaú, visto que, as instituições financeiras e bancos não tem o costume de disponibilizar muitas limitações para aprovar o crédito.
O crédito pessoal do banco Itaú é exclusivamente feito para pessoas físicas que possuem mais de 18 anos e que não tenham retenções no CPF. Para contratar essa modalidade de crédito, o cliente deve ter conta corrente no Itaú e dispor de um limite pré-aprovado pela instituição.
Para liberar e avaliar o credito ao contratante, o banco se atenta ao histórico do cliente com o Itaú, condição financeira e score.
CONDIÇÕES PARA PAGAMENTO
Para realizar o pagamento da primeira parcela, há uma carência de 90 dias, podendo optar por quitar em uma prestação ou em até 48 parcelas. A taxa de juros geralmente é de 3,98% ao mês e mais de 59% ao ano, segundo o Banco Central.
Vale lembrar que é preciso preservar um saldo disponível que seja suficiente para aguentar o débito completo ou parcial dos valores, porque não realizar o pagamento gera multas e encargos por conta do atraso.
SIMULAÇÃO DO EMPRÉSTIMO ITAÚ
Para simular e solicitar um empréstimo é simples: só entrar em contato através dos canais de atendimento do Itaú, ou no internet banking e caixas eletrônicos. Acesse o site, colocando os dados da agência e conta juntamente com a senha.
Para fazer a simulação, é preciso colocar os dados no formulário expondo o valor e a quantidade de prestações que desejar. O Itaú oferece também a possibilidade de simular o empréstimo com seguro. Depois, exibirá uma tela com as informações de toda a simulação do crédito pessoal.
VANTAGENS E DESVANTAGENS ITAÚ
O empréstimo é uma opção tentadora para quem quer ter crédito imediato para resolver problemas financeiros. Mas, é necessário se atentar as suas vantagens e desvantagens de cada categoria de empréstimo.
Separamos alguns prós e contras para você analisar e escolher a melhor opção:
VANTAGENS
Fácil liberação de dinheiro: após realizar a aprovação, o dinheiro cai na conta do cliente geralmente entre 24 e 48 horas.
Melhor opção do que escolher o cheque especial: especialmente se o cliente tem uma boa relação com o banco.
Negativados podem fazer empréstimos: há instituições financeiras que liberam o credito para quem está negativado.
DESVANTAGENS
Altas taxas de juros: o crédito pessoal tem taxas muito altas, umas das mais altas do mercado financeiro, que pode chegar até mais de 200% ao ano.
CET alto: além das taxas de juros, tem também outros valores que deixam ainda mais cara essa categoria de empréstimo, como as taxas, impostos, seguros, que fazem parte do Custo Efetivo Total (CET).
Prestações pequenas, mas grandes dívidas: as parcelas pequenas acabam atraindo os clientes e causam uma impressão falsa de que pode ser uma boa pedida.
Mas, se examinar de perto e ver sobre os valores e números das prestações, é possível perceber que o valor total no final do contrato vai ser maior do que foi fechado no início.
OUTRAS ALTERNATIVAS MAIS VANTAJOSAS
Uma maneira é selecionar uma categoria de empréstimo que contenha baixas taxas de juros. Dessa forma, o cliente consegue garantir uma prestação barata, mais justa, e que caiba no bolso de acordo com o salário mensal.
Afinal de contas, esse meio tem o objetivo de ajudar o contratante a se controlar financeiramente, e não o contrário. Para esse fim, é importante se atentar e fazer comparações entre as taxas de cada instituição financeira, para no final, escolher a categoria de empréstimo que corresponde às necessidades de cada um.
O Banco Central oferece todas as médias de taxas de juros em todos os bancos. Mas, os valores podem mudar dependendo de cada perfil de cliente, assim como a relação de cada um com o agente financeiro.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Uma das modalidades que atraem mais os clientes é o empréstimo consignado, perfeito para quem tem a intenção de economizar nas prestações.
A categoria é feita exclusivamente para beneficiários do INSS, funcionários de empresas privadas e públicas, e é vista como uma saudável alternativa para crédito pessoal, já que os juros são uns dos menores no mercado financeiro, geralmente até dez vezes abaixo do que outras padronizadas, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo.
EMPRÉSTIMO COM GARANTIA
Fora o crédito pessoal comum, o banco oferece também a opção de empréstimo com garantia. Em tal caso, o cliente tem a possibilidade de conseguir juros mais baixos e prestações mais baratas, exatamente pelo fato de que você garante que quitará a divida oferecendo um bem como forma de garantia, como um veículo ou casa, por exemplo.
Essa categoria tem ficado cada vez mais presente e crescendo ainda mais, já que a maioria dos contratantes estão optando por ela. É uma maneira de conseguir altas quantidades com o crédito e pagando baixas taxas e longos prazos.
Agora que contamos um pouco como funciona o crédito pessoal do Banco Itaú, comente abaixo o que achou da publicação!
Nos vemos na próxima.