Se você sonha em ter um veículo, mas ainda não tem o capital suficiente para comprar um, é bem provável que você já tenha ouvido falar de financiamento. Não é verdade?
Sendo assim, este é um conteúdo muito importante, talvez você até saia daqui já pronto para ter o seu veículo dos sonhos, portanto, preste muita atenção em cada detalhe deste conteúdo!
Caso você conheça alguém que deseja comprar um veículo mas não sabe como funciona um financiamento, envie este conteúdo! Sem sombra de dúvidas o ajudará muito.
Agora, vamos conhecer mais sobre a prática de financiar veículos?
O QUE É UM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?
O financiamento é uma espécie de empréstimo na qual uma empresa lhe dá o capital suficiente para você adquirir o bem que deseja. Assim, como consequência desse empréstimo, você pagará parcelas para a empresa (com juros).
Com isso, o nosso foco neste conteúdo é abordar apenas o financiamento de veículos, mas também existe financiamento de imóveis, que por sinal é muito forte no Brasil.
Partindo para o campo de veículos, as parcelas do financiamento geralmente são pagas de forma mensal. Por isso, geralmente surge uma dúvida: “O financiamento é uma prática recomendada para quais pessoas?”
PARA QUEM O FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS É RECOMENDADO?
Assim como todo empréstimo, o financiamento não é recomendado para qualquer pessoa.
Se você não estudar e descobrir se esta modalidade está dentro do seu orçamento, é bem provável que você se complique e acabe entrando em uma grande dívida.
Não há de maneira precisa um grupo certo de pessoas a quem é indicado o financiamento, afinal, quase nenhum empréstimo é recomendado, pois há juros.
Entretanto, para algumas pessoas é aconselhado fazer um financiamento, caso não tenha o capital inteiro e queira comprar logo o bem.
Desse modo, vamos conhecer esse grupo de pessoas?
– Pessoas que têm uma renda mensal garantida.
– Aqueles que têm reserva financeira.
Assim, são esses dois grupos de pessoas que tem propensão a se dar bem fazendo um financiamento. Falamos isso porque uma das principais coisas que você deve evitar é a falta de pagamento ou o atraso dele.
Entretanto, é exatamente por isso que o financiamento não é recomendado para pessoas que não são organizadas. Partindo do princípio que você sabe se planejar financeiramente, vamos em frente!
COMO FINANCIAR UM VEÍCULO
De modo muito direto: Como fazer um financiamento?
Antes de começar a buscar empresas para o financiamento, é muito importante fazer uma boa pesquisa e entender o valor do veículo desejado. Isso será essencial para os próximos passos.
Assim, após descobrir o preço do veículo que você deseja adquirir, é hora de você olhar para as suas finanças.
Nós recomendamos que você coloque em uma planilha os seus custos mensais essenciais (o que você realmente tem que arcar) e o que sobra no final de tudo.
Entendendo o que sobra após pagar todas as suas obrigações, você terá noção do quanto consegue pagar nas parcelas do financiamento.
Sendo assim, se sobrar R$1000,00, por exemplo, saiba que você terá que achar um financiamento com parcelas que sejam no máximo de R$1000,00
Essa fase de estudo é essencial, jamais esqueça de estudar e entender as suas próprias finanças.
Agora que você já sabe o valor do veículo e entende o quanto você pode pagar por mês, vamos para a terceira e última fase!
Tendo essas informações em mãos, vem aí o último passo: encontrar uma boa empresa para fazer o seu financiamento.
Sabendo disso, há diversas empresas e bancos que são especializados em financiar veículos e que possuem uma grande história no mercado.
Com isso, pensando em deixar a sua vida mais prática, nós fizemos um conteúdo falando diretamente sobre as melhores empresas para você financiar um veículo.
DIFERENÇAS ENTRE FINANCIAMENTO E CONSÓRCIO
Uma das principais dúvidas das pessoas que estão determinadas a financiar um veículo é em relação ao consórcio. Para muitos, consórcio e financiamento são a mesma coisa.
Você é uma das pessoas que acredita nisso? Se sim, sentimos em lhe informar que você está enganado!
Na verdade, consórcio e financiamento são modalidades bem distintas, mesmo que ambas o ajudem a adquirir o bem que você deseja.
Assim, no financiamento você paga as parcelas de um veículo que ainda não é seu, mas você já pode utilizá-lo.
O veículo só será seu assim que você quitar todas as parcelas, mas de qualquer forma você já pode usufruir dele.
Mas no consórcio é bem diferente. Podemos dizer que o consórcio é um financiamento coletivo, na qual várias pessoas pagam pelo mesmo veículo que desejam.
No consórcio acontece um sorteio mensal no qual o sorteado ganha direito a uma carta de crédito para comprar o veículo.
Percebe como são modalidades distintas?
Se você quer já desfrutar do veículo, sem sombra de dúvidas o financiamento é a melhor saída.
Mas se você não tem pressa e caso tenha achado o modelo de consórcio mais interessante, também vale a pena estudar sobre.
VALE OU NÃO A PENA FINANCIAR UM VEÍCULO?
Concluindo: Vale ou não a pena financiar um veículo?
A resposta para essa pergunta dependerá muito da sua condição. Se você conseguir boas taxas de juros e um valor de parcela que caiba no seu bolso, pode ser uma escolha boa. Claro que nada se compara a comprar à vista.
Mas se você não conseguir, estude bem e encontre uma oportunidade que te atenda.
Bom, por hoje ficamos por aqui!
Esperamos fortemente que este conteúdo tenha te ajudado.
Temos vários outros conteúdos sobre financiamento, não se esqueça de conferir.