Se esse mercado alguns anos atrás era pouco explorado, atualmente investir nesse segmento tem sido uma tacada de mestre para as montadoras de veículos do Brasil e do mundo. Nesse sentido a Ford não fica nenhum pouco atrás. Depois de muito tempo de espera, apesar de breve, veio o anúncio.
Apesar de se ter muita especulação sobre o novo Bronco, o que realmente é esperado pelos fãs de Off-Road e também da Ford, é um carro mais forte, com melhor desempenho, uma suspensão mais robusta e ao mesmo tempo, assim como, uma série de equipamentos Off-Road.
FORD BRONCO RAPTOR: UMA NOVIDADE QUE VALE A PENA CONFERIR
A nova versão do robusto Ford Bronco Raptor almeja manter a tradição dos fãs de off Road e da marca.
Apesar das poucas informações sobre o lançamento, tanto da parte técnica quanto no que diz respeito a valores, a próxima versão do Ford Bronco Raptor promete fazer bastante sucesso e podemos ter alguns indicativos de quais caminhos estão sendo traçados para que essa finalidades sejam alcançadas.
Essa nova versão do robusto Jeep da Ford foi vista em fase de teste rodando em território americano. E seu lançamento é aguardado para o fim de 2022 até meados de 2023. Ainda sem data definida para o seu lançamento em outros países.
Inicialmente o que se sabia sobre esse novo projeto se restringia a imagens com grandes lonas cobrindo boa parte do vigoroso modelo, que deixou exposto apenas o belo letreiro da FORD, já de praxe usado em muitos outros veículos.
Isso tudo, sem é claro, tirar o destaque das novas grades, da altura um tanto quanto maior em relação ao solo, assim como, um pára-lamas maior e mais largo no comparativo ao antigo modelo.
As coisas só começaram a clarear quando Jim Farley, CEO da empresa, divulgou em sua conta do Twitter um breve teaser, mesmo que de forma discreta, sobre a novidade.
MOTOR, TRANSMISSÃO E SISTEMA DE SUSPENSÃO
Até o presente momento a Ford já informou que não usará no Bronco um motor V-8, ainda assim, se espera dessa variação, que promete um melhor desempenho, um EcoBoost V-6 extra potente.
Podemos apostar que o Bronco Raptor vai adotar o V-6 twin-turbo de 3,5 litros com 450 cavalos de potência, já pertencente ao atual modelo F-150 Raptor.
Assim como quase tudo que rodeia o lançamento do novo Raptor, no que diz respeito a sua motorização as coisas seguem iguais, não se sabe qual motor será instalado no Bronco Raptor, mas ao que tudo indica não deve fugir muito das versões mais próximas ao novo jipão.
Tem-se apostado atualmente em duas opções: um motor V6 3.5 biturbo vindo da F-150 Raptor e uma outra versão também V6 biturbo, mas ao invés de ser 3.5 com 450 cv, e 3.0 sua capacidade com 400 cv.
Sabe-se que esta versão do Raptor não virá acompanhada, como muito se esperava, de um sistema de motorização híbrido, nem mesmo elétrico. Futuramente tudo indica que a Ford também oferecerá uma versão que venha acompanhada de um sistema híbrido PLUG-IN, tudo a depender da aceitação do Jeep nos Estados Unidos e também nos países que venha a ser comercializado.
A princípio o novo motor do Bronco será acoplado a uma caixa de transmissão de 10 velocidades e também a um avançado sistema de tração nas quatro rodas.
No que diz respeito ao seu sistema de suspensão, o Bronco Raptor também deve ter uma configuração de suspensão ainda mais alta e reforçada, visando uma melhor adaptação com os mais variados tipos de solo.
A montadora já informou que usará em sua suspensão amortecedores adaptados Fox Live Valve da F-150, molas maiores e pneus de 35 polegadas, podendo também haver um opcional com 37 polegadas, dando uma pequena modificação nas especificações da sua suspensão.
DETALHES E O SEU ACABAMENTO
Mesmo sendo um carro voltado exclusivamente para o público Off-road, o Bronco Raptor deve ter seu designer bem alinhado ao Bronco regular. Espera-se que a versão apresente um assoalho com o piso emborrachado, e alguns modelos mais luxuosos como os bancos em couro.
Também ainda não se sabe se a nova versão do Bronco será com duas ou quatro portas, mas espera-se um capô mais flexível, assim como, painéis de carroceria removíveis. E ainda deve ganhar espelhos externos acoplados na base do pára-brisa.
No que diz respeito à conectividade, o que se espera é que a Ford use no Bronco Raptor a sua interface mais recente, todo o conjunto funciona sob o controle do sistema SYNC+ 2.0, o mesmo usado em carros que ainda serão lançados como o Ford Evos, tido como sucessor do Fusion.
Tudo isso em uma ampla tela horizontal touchscreen, comumente usada nos carros atuais. E contando ainda com um suporte de assistente virtual, serviços online,Apple CarPlay, Android Auto e atualizações remotas.
Ainda não se tem nenhum tipo de informação sobre uma possível importação do Ford Bronco Raptor para o Brasil. Até o presente momento, na América do Sul só está disponível a versão Sport, com carroceria monobloco.
Sobre os valores não se tem detalhes mais específicos, mas por suas atualizações, sua vasta lista de equipamentos, a tendência é que a novidade Bronco Raptor seja mais cara da sua categoria.
Por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado desse artigo. Envie para um amigo que tenha curiosidade em uma Ford Bronco e compartilhe em suas redes sociais.
Te vemos no próximo post!