Fundada no ano de 1984, a Great Wall Motors Company é considerada a maior fabricante de automóveis privada da China. Sua sede está localizada na cidade de Baoding, em Hebei.
Atualmente, a companhia está trabalhando em diversos projetos para levar seus modelos a mais países do mundo. A Great Wall já está presente em muitas localidades, incluindo Bolívia, Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai, além dos países europeus e asiáticos, por exemplo, onde faz muito sucesso.
A Great Wall, a maior montadora de automóveis da China, comprou uma fábrica da Mercedes-Benz localizada em um município paulista. Segundo a empresa alemã, a Great garantiu todo o território, além de adquirir os prédios e as peças de produção da antiga dona.
Isso quer dizer que logo veremos alguns modelos da gigante chinesa dentro do mercado brasileiro.
MARCAS DA GREAT WALL
Apesar da marca Great Wall já ter se tornado bastante conhecida, a corporação não vende mais automóveis com esse nome, mas sim com as suas submarcas: Wey, Haval, GWM Pickups e Ora.
A marca Wey é responsável por produzir carros esportivos de luxo para a indústria chinesa, enquanto a Haval atua apenas no segmento de SUVs. Já a GWM Pickups, como o próprio nome já sugere, é especializada na produção de picapes. Os carros elétricos são um segmento trabalhado pela marca Ora.
Inclusive, a última marca fez sucesso no Salão do Automóvel de Xangai no ano de 2021 com uma releitura elétrica do Fusca, o Punk Cat, que contava com quatro portas. Além disso, o modelo já possui uma data de lançamento para o quarto trimestre deste ano.
Assim como todos os carros produzidos pela Ora, o Fusca chines terá propulsão totalmente elétrica e apresentará 143 cv de potência, com um alcance de aproximadamente 500 km.
O Punk Cat é uma mistura das características charmosas do veículo tradicional e com elementos pops do próprio país, como a mesclagem de cores e alguns aspectos decorativos.
A separação de picapes tem, portanto, versões com proporções diferentes. Uma delas não obteve bons resultados no teste global NCAP. A Steed 5 zerou a pontuação do estabelecimento que realiza testes de segurança.
Desenvolvida para indústrias que possuem regras mais frouxas, o modelo não oferece airbags e freios ABS. Durante a simulação, o boneco usado para representar o motorista bateu a cabeça no volante, mesmo utilizando o cinto de segurança.
IMPACTOS DA MARCA GREAT WALL NO TERRITÓRIO NACIONAL
O Brasil é um dos países que fazem parte do plano de expansão global da Great Wall Motors. Sendo assim, o intuito da empresa chinesa é vender milhões de produtos automotivos por ano a partir de 2025. No ano passado, por exemplo, eles atingiram a marca de mais de um milhão de veículos comercializados.
A fábrica do Brasil terá estrutura para conseguir produzir milhares de veículos por ano, carregando não somente o mercado da China, mas também servirá para procedimentos de exportação.
Para que seus planos funcionem, a Great Wall pretende investir bilhões nos próximos anos. Além disso, aqui no estabelecimento do Brasil, serão abertas muitas oportunidades de emprego para os habitantes do país.
Sendo assim, podemos dizer que a Great Wall, além de apresentar e comercializar seus melhores produtos no território nacional, também vai gerar muitos empregos aos cidadãos do nosso país.
OS MODELOS DA GREAT WALL NO BRASIL
A marca chinesa está utilizando a mesma estratégia que aplicou em países como Chile e Rússia, desenvolvendo o plano de trazer modelos de picapes e carros esportivos para o território nacional.
Previstos para serem lançados no ano de 2022, a Great Wall apresentará os modelos Haval H2, Haval H4, Haval H6 e a Poer ao mercado automotivo do Brasil. Todos os veículos chegam com o objetivo de competir com grandes nomes da indústria.
HAVAL H2
Esse será o veículo de entrada da linha no Brasil. Contando com cerca de 4,35 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,56. O porte do H2 é semelhante ao do Ford EcoSport.
Esse modelo, então, atuaria na base do segmento de crossovers, disputando com o Fiat Pulse, e outros carros que chegarão em breve, como o jipinho da Toyota e o do Citroen C3, além dos modelos de entrada da Chery Tiggo 2, Renault Duster e Hyundai Creta.
HAVAL H4
O plano com o modelo H4 é possuir um representante para trabalhar entre as versões top de linha e intermediário da linha de outros SUVs compactos, mas apresentando um melhor custo-benefício, visto que esse carro tem o porte do Jeep Compass.
O entre-eixos possui cerca de 2,65 m, enquanto seu comprimento atinge aproximadamente 4,41 metros.
Sendo assim, o modelo disputaria diretamente com o Chery Tiggo 5x, Citroen C4 Cactus, Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Nissan Kicks, entre outros veículos.
HAVAL H6
Esse modelo pode chegar como uma opção mais espaçosa no segmento liderado pelo Jeep Compass, que acaba de passar por uma remodelação. Contando com cerca de 4,60 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o modelo se enquadra na categoria de carros esportivos de porte médio.
Recentemente, o veículo foi reestilizado e também tem uma versão Coupé, com vidro espia da porta traseira e cintura estendida.
PICAPE POER
O plano de lançar a imponente picape média é trazer um crescimento nas vendas dentro desse segmento. A Poer pode competir com a líder Hilux, da Toyota, e outros modelos como Nissan Frontier, Mitsubishi L200, Chevrolet S10, VW Amarok e Ford Ranger.
Inclusive, no mercado da China a picape possui peças de auxílio ao condutor. Entre os itens estão:
– Frenagem de emergência autônoma;
– Controle de cruzeiro adaptativo;
– Sensor de ponto cego;
– Bem como, monitoramento ativo de faixa.
Assim, podemos dizer que a Great Wall será uma grande concorrente do mercado automotivo do Brasil.
Enfim, esse foi o post de hoje. O que acharam desta aquisição? gostou deste artigo?
Então, envie para um amigo e compartilhe em suas redes sociais!
Te vemos na próxima postagem!