VW Fox – fim de uma era de 18 anos!

Se você já teve um Volkswagen Fox ou ainda sonha em adquirir um, talvez essa notícia seja um pouco triste.

Depois de mais de 18 anos no mercado nacional, a montadora alemã oficializou que não vai mais dar prosseguimento à produção do veículo. Então, corra pois ainda estão disponíveis no site da Volkswagen os últimos exemplares.

Após surgir como um possível substituto do Volkswagen Gol, chegou ao fim a vida do Fox no Brasil. Depois de muitos anos rendendo bons frutos e dando um retorno muito positivo de seus fãs, dará lugar a nova aposta da montadora, o SUV T-Cross.
Em nota oficial a Volkswagen anunciou que o modelo primeiramente fabricado em 2003 foi um dos casos mais bem sucedidos da marca, todo projetado e produzido no Brasil, mas especificamente no Paraná em São José dos Pinhais, teve mais de 1,8 milhões de unidades produzidas.
E o sucesso não ficou só por aqui, além das unidades vendidas no Brasil segundo dados da própria montadora mais de 40% da produção foi exportada para diversos países ao redor do mundo.

A linha de tempo do VW Fox

VW CrossFox
Fonte: Google

Quando lançado em 2003, o Volkswagen Fox apresenta motor 1.0 de 72 cv acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, e mesmo com pouco tempo de mercado alcançou 6.000 unidades emplacadas, entrando no top 50 de vendas no Brasil.
Um ano se passou e a alteração mais significativa ficou por conta da atualização no motor de 1.0 para 1.6 de 103 cv com o mesmo sistema de transmissão da versão anterior. Porém em vendas o Volkswagen Fox já foi ganhando seu espaço e alcançou quase que 10x mais o número de vendas da sua versão anterior,  com 55 mil unidades, entrando no top  10 dos veículos mais vendidos do país.
Em 2005 uma versão mais robusta denominada Crossfox chegou e conquistou ainda mais o coração das famílias, a versão que trazia um estepe pendurado a traseira, alcançou seu sucesso com um quinto lugar na lista, com quase 100 mil unidades.
Em 2007, mesmo com o surgimento do SpaceFox, o Fox seguiu ganhando campo e se manteve  na quinta colocação, superando a marca de pouco mais de 100 mil unidades emplacadas.

A primeira alteração visual

Fonte: Google

As primeiras mudanças no visual só alavancaram as vendas do Fox, mesmo com uma pequena mudança nos para-choques dianteiros em 2007 e pela alteração nos faróis em 2008, superou por dois anos seguidos novamente a marca de 100 mil unidades.
Foi apenas em 2009 que o Volkswagen Fox teve uma drástica mudança em seu visual, se aproximando mais da sua versão mundial da marca, e ainda com uma mudança no sistema de transmissão, a versão I-Motion eliminava a necessidade do pedal de embreagem e da alavanca de trocas, e um sistema eletro-hidráulico passava a ser o responsável pela mudança das marchas e agora, tudo passava a ser comandado por uma central eletrônica.
A modernização não ficou apenas por conta da transmissão e dos detalhes externos, o painel de instrumentos ganhou uma tela central com display LCD acompanhada de uma dupla marcação redonda de velocidade e rotação.
E também pela primeira vez surgiram as versões  com teto-solar. E toda essa atualização foi responsável por manter o Fox na lista dos dez carros mais vendidos do Brasil.
Talvez 2012 tenha sido o principal ano de mudança do Fox, desde melhorias no seu sistema de suspensão agora mais aprimorado, até um melhor consumo devido a pequenas alterações no câmbio e pneus menos resistentes.  Chegando agora a seu recorde de mais de 150 mil unidades emplacadas.

Motorização do VW Fox

Fonte: Google

O Volkswagen Fox ganhou uma motorização diferenciada dos antigos modelos, agora apostando em um motor 3 cilindros MPI, mesmo assim, viu suas vendas caírem e nem mesmo a mudança de estilo da linha salvou o Fox do fim.
As mudanças na motorização e na estética cada vez mais esportiva e moderna, as alterações nos faróis dianteiros e nas lanternas traseiras, a abertura elétrica do porta malas, o controle de tração e estabilidade e até rodas aro 15 e 16, dentre muitos outros opcionais não foram suficientes para dar vida nova ao carismático Fox.
Em 2016 ainda mais esportivo, com motor 1.6 de 120 cv, a versão Fox Pepper conseguiu um 6 lugar no ranking, com quase 80 mil unidades, mas agora já muito modificado e com um outro público alvo.
No mesmo ano houve uma mudança em toda linha do Volkswagen Fox, a montadora deixou de lado o convencional motor 1.0 de 4 cilindros e todas as suas versões adotaram o padrão com 3 cilindros.

VW Fox: Fim de uma era

VW Fox
Fonte: Google

Foi em 2017 que o VW Fox começou a despencar no número de vendas, caiu para menos da metade do que dos anos anteriores. Com o surgimento do novo Polo, praticamente o Fox ficou no fundo do baú da Volkswagen, além do mais, as alterações elevaram em muito o valor de mercado e quase que equivale a mais nova novidade da própria fabricante.
Desde sua estreia em 2003 o VW Fox esteve presente em praticamente todas as linhas de apresentação da marca. O modelo ainda ficou famoso pela quantidade de edições comemorativas lançadas, todas na versão hatch.
Após um 2020 complicado, 2021 é um ano em que a Volkswagen aposta muito no seu novo SUV, o T-Cross, e vê uma necessidade de adaptação do mercado na qual talvez o VW Fox não se encaixe mais. Mesmo não sendo o real substituto do Volkswagen Gol e nem do Polo, ocupou um belo lugar na história de uma das maiores montadoras do Brasil e do mundo.
Por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado desse artigo. Envie para um amigo e compartilhe em suas redes sociais.
Te vemos no próximo post!

Written By